Lula pede anulação da condenação no caso do triplex e remessa da ação para Justiça Eleitoral

A defesa do ex-presidente Lula (PT) pediu nesta segunda-feira (25) que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anule a condenação do caso do triplex do Guarujá (SP) e mande a ação para a Justiça Eleitoral.

LEIA TAMBÉM:
Decisão que soltou Temer desqualifica a lava jato; leia a íntegra

O pedido foi feito com base na decisão tomada no último dia 14 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que crimes comuns (como corrupção e lavagem de dinheiro) conexos a crimes eleitorais (como caixa dois) devem ser analisados pela Justiça Eleitoral e não pela Justiça Federal.

Na avaliação da defesa de Lula, no processo do triplex há menções a suspeitas de crimes eleitorais, embora o Ministério Público tenha apenas mencionado corrupção e lavagem.

A defesa de Lula pede que o relator no STJ, ministro Felix Fischer, leve esse tema para discussão na Quinta Turma do STJ.

“Requer-se o conhecimento desta postulação e o enfrentamento da matéria de ordem pública aqui versada. (…) Requer-se, ainda, ante a incompetência absoluta, ratione materiae, da tramitação e do julgamento da Ação Penal nº 5046512-94.2016.4.04.7000 nas instâncias ordinárias, seja declarada a nulidade de todos os atos praticados pelos órgãos judiciários incompetentes, com a consequente remessa do processo à Justiça Eleitoral, para que a matéria seja deduzida perante o juiz natural da causa e por este julgada”, diz o pedido.

Economia

A expectativa é que a turma analise na próxima semana, dia 2 de abril, o recurso de Lula contra condenação no caso triplex.

Condenado sem provas, Lula está preso há quase um ano na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Com informações do G1