Itamaraty demite até diplomata antipetista

O embaixador Paulo Roberto Almeida foi defenestrado do cargo de diretor do Instituto de Pesquisas de Relações Exteriores (IPRI), nesta segunda-feira (5), por reproduzir artigos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-ministro Rubens Ricupero acerca da crise política na Venezuela.

O curioso nisso tudo é que o embaixador demitido pelo Itamaraty se dizia antipetista e era crítico aos governos de Lula e Dilma, período que classificava como lulopetismo. Ele também se considerava um liberal e defensor do neoliberalismo econômico de Jair Bolsonaro (PSL).

LEIA TAMBÉM
‘Governo virou República da caserna’, diz líder do DEM na Câmara

Paulo Roberto Almeida reproduziu um artigo de FHC, da revista Época, o qual afirmava que “o discurso ultraconservador do novo chanceler, que colocou o Brasil no mesmo eixo político de democracias iliberais como a Hungria e a Polônia, com as quais temos pouquíssimos pontos em comum, já está custando danos à reputação e à imagem do Brasil no exterior e poderá ter consequências políticas negativas.”

O chanceler Ernesto Araújo não gostou da manifestação do embaixador que, em outras oportunidades, também criticou o guru Olavo de Carvalho.

O demitido publicou em sua página na internet que o real motivo da demissão era a reprodução de artigos de FHC e Ricupero.

Economia

“Esse mesmo blog, que me serviu como quilombo de resistência intelectual durante os anos do lulopetismo diplomático, abriu a justificativa, agora, para minha exoneração, pelo fato de ter postado artigos críticos à política externa atual – do ex-ministro Rubens Ricupero, e ex-chanceler e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – juntamente com um artigo do próprio chanceler atual, e convidando a um debate sobre a diplomacia corrente”, explicou Almeida.

O embaixador defenestrado pode até discordar do “lulopetismo diplomático”, como ele chama, mas não pode acusar o PT de tê-lo perseguido para abatê-lo como um pato.