Índios protestam contra o governo de Bolsonaro no Paraná

Cerca de 300 índios estão concentrados no quilômetro 350 da BR-163, em Guaíra, no Paraná, desde o início da manhã de hoje (25). Eles protestam contra uma medida provisória do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro vai criar mendigos entre idosos com reforma da previdência

A manifestação, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, provocou a interdição da ponte Ayrton Senna, sobre o rio Paraná, que liga as cidades de Guaíra e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul. A ponte também é um dos acessos ao Paraguai.

Segundo os policiais que atuam no local, os índios reivindicam a presença de jornalistas e do prefeito de Guaíra para iniciar um diálogo. Até que o pedido seja atendido, os manifestantes têm permitido apenas a passagem de ambulâncias.

No último dia 20, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou mudanças na estrutura da pasta que impactam diretamente as diversas etnias espalhadas pelo país.

A medida prevê a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que passaria a atuar como um departamento, incorporando os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional da Atenção Primária.

Economia

Com informações da Agência Brasil