Globo chora por lava jato ser incompetente para julgar Lula

A Globo chora pelo fato de o ex-presidente Lula questionar a competência da lava jato para julgá-lo em crimes atribuídos a ele pela força-tarefa conexos a crimes eleitorais.

No começo deste mês, na esteira do escândalo do fundo de R$ 2,5 bilhões, o Supremo Tribunal Federal (STF) tirou a competência de a lava jato julgar crimes comuns com conexão aos crimes eleitorais, que continuam sob a égide da Justiça Eleitoral.

Ato contínuo, o que fez a defesa de Lula? Pleiteou a incompetência da 13ª Vara Federal do Paraná, qual seja, a nulidade absoluta da acusação, do julgamento e da prisão do ex-presidente da República — preso político há um ano na Polícia Federal de Curitiba.

LEIA TAMBÉM
Moro lidera ‘Programa Fumo no Povo’ do governo Bolsonaro

Merval Pereira, alter ego da Globo e autoproclamado porta-voz da lava jato, meio vesgo, entendeu o direito do petista da seguinte forma:

“O pedido da defesa para que o processo que resultou na condenação do ex-presidente Lula pelo triplex do Guarujá vá para a Justiça Eleitoral, além de uma tentativa patética de chicana, é quase uma confissão de culpa.”

Economia

Está errado o grilo falante caolho dos Marinho. A presunção da inocência jamais deixou de existir no caso triplex e o pedido de Lula decorre da incompetência absoluta da lava jato em julgá-lo.