Funai trabalha no limite com apenas 10% do orçamento

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem atuando com cerca de um terço de sua força de trabalho, uma situação-limite no atual Governo, que contingenciou em 90% o orçamento previsto na Lei Orçamentária.

A falta de funcionários atinge toda a instituição, mas é nas estruturas mais descentralizadas que a situação é mais grave.

LEIA TAMBÉM: Governo já começa a “amaciar” Previdência para tentar fazer reforma avançar

Em regiões de intensa disputa fundiária nos processos por demarcação e altos índices de violência, é comum que o quadro de pessoal conte com apenas um servidor.

Na região de Caarapó, ao sul do Mato Grosso do Sul, palco de conflitos intensos entre fazendeiros e indígenas Guarani-Kaiowá, uma única servidora da Funai atende 10.000 indígenas, trabalhando dentro do carro.

De acordo com um levantamento feito com dados de 2017 pelo ex-servidor do órgão Helton Soares dos Santos, em trabalho apresentado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), 101 das 240 CTLs da Funai contavam com menos de dois servidores ativos. Destas, 22 não contavam com nenhum servidor ativo no período analisado.

Economia

As informações são do El País e da Agência Pública.