Caminhoneiros fazem protesto em Curitiba e cobram solução de Bolsonaro


Um grupo de 60 caminhoneiros protestou em Curitiba, na tarde deste sábado (30), contra a política do presidente Jair Bolsonaro para a categoria. A carreata na BR-476 seguiu entre os 142 Km a 122 Km, provocando paralisação do trânsito na Linha Verde. Em outras cidades do país também ocorreram protestos.

A classe está dividida sobre uma paralisação nacional. Enquanto alguns líderes dos caminhoneiros acreditam que é hora de uma nova greve, outros preferem dar mais tempo para Bolsonaro. Em maio do ano passado, uma greve de caminhoneiros parou o país por quase duas semanas, provocando grandes danos em diversos setores da indústria e uma crise de desabastecimento.

Representantes dos caminhoneiros se reuniram com o governo Bolsonaro, na semana passada, para expor as reclamações. O presidente prometeu um intervalo maior no prazo dos reajustes de preço do óleo diesel e a criação de um cartão pré-pago para a compra de combustíveis.

A conversa não foi suficiente para acalmar os ânimos dos caminhoneiros. O setor exige o cumprimento da tabela de preço dos fretes e um prazo mínimo de 30 dias para o reajuste do diesel. As duas partes devem voltar a negociar nos próximos dias.

O governo teme que uma nova paralisação nacional dos caminhoneiros arraste Bolsonaro para um desgaste político profundo. Setores da categoria defendem uma paralisção no mês de maio, quando o movimento completa um ano da greve de 2018.