Secretário-geral da ONU joga pá de cal em intervenção militar na Venezuela

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou na segunda-feira (25) que as intervenções militares na América Latina são águas passadas, em clara referência aos planos intervencionistas dos Estados Unidos contra a Venezuela.

“O tempo da intervenção militar na América Latina já passou”, disse Guterres durante uma entrevista ao RTS (Rádio e Televisão Suíço) sobre uma possível ação militar dos Estados Unidos na Venezuela.

LEIA TAMBÉM
Turma do ‘deixa disso’ age para evitar guerra contra Venezuela; acompanhe

Segundo Guterres, a região tem uma longa experiência democrática “que faz com que regimes autoritários não tenham mais chance” de prosperar nos dias atuais.

“Uma intervenção só poderia ocorrer dentro da estrutura da Carta das Nações Unidas”, disse o secretário-geral da organização multilateral, jogando a pá de cá nas pretensões norte-americanas e “demitindo” o ‘autoproclamado’ presidente Juan Guaidó.

Ao mesmo tempo, o alto comissário da ONU reconheceu que “é ingênuo pensar que será possível encontrar uma certa unidade nessas circunstâncias” entre oposição e governo bolivariano.

Economia

No domingo passado, o secretário-geral da ONU pediu redução das tensões na Venezuela e fez todo esforço possível para evitar a violência entre os contedores.

Resumo da ópera: Nicolás Maduro continua firme e forte na presidência da Venezuela.

Com informações de agências.