Rússia adverte EUA por planejarem nova intervenção militar na Venezuela

A Rússia de Vladimir Putin advertiu ontem (26) os Estados Unidos por planejarem nova invasão militar na Venezuela.

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nilolái Pátrushev, que os EUA, com sarcasmo e arrogância, preparam uma intervenção em um Estado soberano [Venezuela].

“A transferência das Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos para o território de Porto Rico, bem como o desembarque de unidades de forças militares dos EUA na Colômbia e alguns outros fatores indicam claramente que o Pentágono está fortalecendo seu agrupamento de tropas na região, a fim de usá-lo em uma operação para remover do poder o presidente Nicolás Maduro, eleito de forma legítima”, constatou o russo.

Putin assumiu o papel de irmão mais velho de Maduro, isto é, se houver agressão à Venezuela, muito provavelmente a Rússia agirá militarmente para proteger o mano mais novo.

A decisão do Grupo de Lima pela não intervenção desagradou o presidente Donald Trump, que, junto com o governo da Colômbia, pretende substituir Maduro pelo “autoproclamado” presidente Juan Guaidó — autoexilado em território colombiano — que promete voltar à Venezuela na semana que vem apesar da possibilidade de ser preso.

O clima pré-intervenção militar é grande e pode ser mensurado pelo comunicado do Itamaraty, esta semana, sugerindo aos cidadãos brasileiros que vivem na Venezuela deixem o país. E é isto que já começou a acontecer, segundo algumas agências internacionais de notícia.

Economia