Presidente da OAB denuncia ameaça de bolsominions nas redes sociais

O presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, denunciou que está sendo atacado por robôs pagos e extremistas (bolsominions) nas redes sociais que pregam o ‘fim’ [físico] dele.

Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, o “crime” que ele teria cometido foi defender que o país reencontre a agenda do crescimento econômico que possa devolver a esperança de dias melhores ao nosso povo.

LEIA TAMBÉM

Advogado que considera Bolsonaro fascista é eleito presidente da OAB

Para Santa Cruz, há vida além do punitivismo estatal proposto pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) cuja agenda, apresentada pelo ministro da Justiça Sérgio Moro, resume-se em dar licença para a polícia matar preventivamente possíveis alvos antes mesmo do cometimento de crimes.

Leia a íntegra da denúncia do presidenta da OAB nacional:

Economia

Amigos, 
Nas últimas 24 horas tenho sido alvo de furiosos ataques nas redes. Robôs pagos por movimentos extremistas e pessoas levadas por falsas manchetes simplesmente ocupam a rede com violentas mensagens, algumas verdadeiramente preocupantes, como aquele que diz que “as redes sociais querem o meu FIM”.

O crime que justificaria minha eliminação? Dizer que há no país ampla garantia para qualquer investigação, que há no país absoluta unanimidade sobre a necessidade da luta contra a impunidade, mas que o país é muito mais do que isso e que precisa urgentemente, entre outras coisas, reencontrar a agenda do crescimento econômico que possa devolver a esperança de dias melhores ao nosso povo.

Sim, defendo que o Estado não gera riquezas e que a estabilidade jurídica deve ser rotina dos povos que querem progredir através do trabalho, do respeito ao meio ambiente, às minorias, aos contratos etc.

O ataque que sofro, travestido e insuflado pela falsa motivação de uma declaração que não dei sobre fim imediato de qualquer investigação antes que se esgote o seu objeto, com o uso danoso e cotidiano de notícias falsas, demonstra claramente a intenção de calar nossa voz através do medo.

Bateram na porta errada, pois acredito que a função da Ordem nessa quadra histórica é criar no mundo do DIREITO, pressuposto da democracia, um ambiente capaz de produzir discussões técnicas que possam garantir o exercício livre da DEFESA, com a máxima liberdade de manifestação das ideias. Construir pontes onde há pessoas cavando fossos e, assim, alcançar alguma paz social.

Por óbvio, quem se alimenta e vive do ódio não quer a superação do momento de conflito agudo. Não quer ouvir sobre o DIREITO de ninguém, sobre o drama do próximo. Muitos se deixam levar pelo rancor movidos por compreensível desesperança.

Como eu disse na minha fala de ontem na Bahia: vamos dialogar através do DIREITO, não ocupamos a arena da política partidária e buscaremos atrair para esse debate até os que, polarizados e cegos por ideologias, não acreditam ser possível superar o atual momento. É uma grande tarefa que precisa de toda a advocacia do Brasil. Ou é isso ou, calados, cuidando justa e pacatamente das nossas vidas, mesmo sendo a maioria silenciosa, nos deixaremos levar pela frustração, imputando aos outros todas as nossas decepções com as graves falhas do mundo que nos cerca. Alguém acredita que o ódio constrói? Fé na vida…


Felipe Santa Cruz 
Presidente da OAB