PCdoB envia mensagem de solidariedade a Lula

Em nome do PCdoB, o vice-presidente do Partido, Walter Sorrentino, escreveu uma mensagem de solidariedade ao ex-presidente Lula (PT) e aos apoiadores do Comitê Lula Livre.

LEIA MAIS: Lava Jato ataca Lula temendo o Nobel da Paz, diz PT

Lula foi condenado a mais 12 anos e 11 meses de prisão em outro processo sem provas e com uma sentença tão controversa quanto a que o prendeu seis meses das eleições de 2018.

Para Sorrentino, a “justiça a Lula não é uma luta conjuntural ou de movimentos de curta duração, mas de posições e de princípios que representam um compromisso histórico de luta contra os algozes do povo”.

Confira a seguir a íntegra da mensagem:

Estimadas e estimados companheiros do Comitê Lula Livre

Economia

Hoje é mais uma justa jornada de luta e protesto contra a condenação de Lula.

A nova condenação é a continuidade da luta dos inimigos do povo e da nação para tentar erradicar as forças políticas e sociais que sustentaram grandes conquistas aos brasileiros ao longo de toda a história brasileira. É a crueldade sem par dos setores dominantes que nunca hesitaram em pisar a Constituição e o Estado democrático de direito quando se trata de garrotear as lideranças populares. É pura expressão de racismo político.

Sabemos quem são os que promovem isso, sabemos o que representam; já os enfrentamos muitas vezes durante todo o século 20, não nos amedrontam. Haveremos de fazê-lo mais uma vez e vencê-los, em nome da justiça e da liberdade.

Lula se tornará ainda maior na história de lutas dos brasileiros. A sua condenação representa toda uma situação histórica pela qual passa o Brasil e o mundo. A luta por sua liberdade sintetiza a batalha contra novas formas de dominação autoritárias que se erguem, amparadas em vasto lawfare que agride o Estado democrático de direito.

Por isso, justiça a Lula não é uma luta conjuntural ou de movimentos de curta duração, mas de posições e de princípios que representam um compromisso histórico de luta contra os algozes do povo. O moral elevado de Lula é alimento para nossa luta, e esta é alimento para a resistência de Lula e de vastos setores do povo brasileiro contra o arbítrio.

Calorosa saudação a vocês todos e todas. Nossa prontidão e forte solidariedade à direção nacional e aos integrantes do PT e do Comitê Lula Livre – nacional e internacional.

Walter Sorrentino
Vice-presidente nacional do PCdoB