Papa Francisco pode mediar crise política na Venezuela

O Papa Francisco afirmou nesta terça-feira (5) que o Vaticano está disponível para mediar a crise política na Venezuela se as duas partes do conflito assim o desejarem. O líder da Igreja Católica confirmou ter recebido uma carta do presidente da Venezuela Nicolás Maduro solicitando a mediação no conflito venezuelano.

“Vou ler a carta e ver o que pode ser feito, mas a condição inicial é que ambos os lados peçam por ela [a mediação]. Nós estamos à disposição”, afirmou o Papa.

A tomada de posição do Papa Francisco foi declarada em conversa com os jornalistas a bordo do avião que o leva de regresso a Itália após a histórica viagem aos Emirados Árabes Unidos. De acordo com o sumo pontífice, o Vaticano pode ajudar a restabelecer a paz na Venezuela, mas só intervém depois de postas em prática “medidas preliminares para tentar aproximar” as duas partes do conflito.

Ainda na segunda-feira, numa entrevista ao canal de televisão italiano SkyTG24, Nicolás Maduro revelou que tinha enviado uma carta ao Papa Francisco acerca da situação na Venezuela: “Enviei uma carta ao Papa Francisco. Disse-lhe que estou a serviço da causa de Cristo (…) e, nesse espírito, pedi a sua ajuda no processo de facilitação e de reforço do diálogo”. E acrescentou: “Pedi ao Papa para fazer os seus maiores esforços, para nos ajudar no caminho do diálogo. Espero receber uma resposta positiva”.

*Com informações de Agências