Luciano Bivar pagou empresa de filho com verba pública de campanha

O deputado federal Luciano Bivar (PE), fundador e atual presidente nacional do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, gastou R$ 250 mil do fundo público eleitoral para contratar a empresa de seu filho, Cristiano de Petribu Bivar, durante a eleição de 2018. Foi o segundo maior gasto da campanha do cacique do PSL.

LEIA TAMBÉM:

Bebianno ameaça derrubar Bolsonaro, se for demitido do governo

A contratação Nox Entretenimentos está na mira da Procuradoria Eleitoral de Pernambuco. Em parecer sobre a prestação de contas de Bivar, o procurador Francisco Machado Teixeira se posicionou pela aprovação com ressalvas das contas e citou a necessidade de se investigar o possível “desvio de finalidade” no gasto destinado à empresa do filho do deputado.

“Foram realizadas despesas com fornecedores de campanha que possuem relação de parentesco com o prestador de contas, o que pode indicar desvio de finalidade. O Ministério Público Eleitoral informa que extrairá cópia dos autos para investigação dos fatos”, afirma o documento da Procuradoria Eleitoral sobre a prestação de contas de Bivar.

De acordo com as notas fiscais, a Nox Entretenimentos teria prestado serviços de produção de vídeo para a campanha de Bivar.

Economia

À época da contratação, a distribuição dos valores recebidos via fundo eleitoral para os candidatos do PSL, conforme ata do partido registrada na Justiça Eleitoral, era de responsabilidade do atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Ele presidiu o PSL durante a campanha eleitoral.

Com informações do Estadão