Gleisi: Lula Livre é a bandeira da democracia e do povo brasileiro

A deputada Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, reafirma a disposição de lutar pela liberdade de Lula e de fazer oposição ao governo Bolsonaro.

“Nossa história continua, em defesa de Lula Livre e de um país melhor e mais justo para todos”, diz a dirigente ao destacar os 39 anos do PT.

LEIA TAMBÉM

Requião afirma que Ratinho mantém mesmos esquemas que levaram Richa à prisão

Lula Livre é a bandeira da democracia e do povo

Gleisi Hoffmann*

O PT completa 39 anos assumindo, mais uma vez, uma grande responsabilidade perante o país e o povo brasileiro: lutar pela libertação do ex-presidente Lula, condenado e preso por meio de uma farsa judicial que atentou contra a normalidade do processo político e contra a nossa democracia. Sob essa bandeira, faremos oposição tenaz ao governo Bolsonaro, que representa o oposto de tudo o que defendemos ao longo de nossa trajetória.

Economia

Defender Lula Livre significa bem mais do que reparar a injustiça contra o maior líder popular e o melhor presidente que o povo brasileiro já teve. Significa retomar o pacto constitucional de 1988: o primado do estado de direito, a liberdade de votar e de ser votado, o reconhecimento dos direitos individuais e coletivos, a obrigação do estado de combater a desigualdade e promover a soberania nacional.

Lula foi condenado e preso, sem ter cometido crime nenhum, para não disputar as eleições presidenciais, que venceria no primeiro turno segundo todas as pesquisas. Sua candidatura foi proibida pelo TSE, contrariamente à lei, para impedir a retomada do processo de transformação social no Brasil, iniciado por seu governo, em 2003, e interrompido pelo golpe do impeachment sem crime de responsabilidade contra a presidenta Dilma em 2016.

Lula é um preso político. Os direitos legais dos cidadãos, livres ou presos, e as ordens de habeas corpus não valem para ele. Foi proibido de dar entrevistas, de receber religiosos e até de ir ao velório do irmão. Seus direitos políticos, reconhecidos pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, foram solapados pelo TSE. Está sob regime de exceção, que não pode ser considerado normal, a não ser por quem tirou ou tenta tirar proveito político dessa injustiça. 

Querem excluir Lula da política e até da história, mas ele permanece vivo por ter criado milhões de empregos com carteira assinada, o Bolsa Família, o Prouni, pelo apoio à agricultura familiar, por ter levado água aos que tinham sede e comida aos que tinham fome. Seu governo entrou para a história pelo crescimento econômico, a expansão das exportações, o investimento em infraestrutura, a descoberta do pré-sal e a defesa soberania nacional.

Por tudo isso, a prisão de Lula é mais que uma injustiça contra um cidadão: é um golpe contra a democracia e o projeto de um país mais justo e menos desigual que a candidatura Lula representava. Não se pode falar em regime democrático no Brasil enquanto Lula não tiver um julgamento justo e recuperar seus direitos.

O PT nasceu para defender a democracia e os direitos do povo. Em 39 anos, jamais abandonamos esses compromissos. Nosso candidato Fernando Haddad teve 47 milhões de votos, apesar da campanha de mentiras, do poder econômico e da mídia que usaram contra nós. O PT vai continuar ao lado do povo, defendendo a soberania nacional e a democracia. Nossa história continua, em defesa de Lula Livre e de um país melhor e mais justo para todos.

Gleisi Hoffmann é deputada federal (PT-PR) e presidenta nacional do PT