Por Esmael Morais

Desemprego bate recorde em 13 capitais

Publicado em 23/02/2019

A taxa de desemprego em 2018 foi recorde em 13 capitais brasileiras segundo o IBGE. São Paulo, Rio de Janeiro e Vitôria estão entre os recordistas

Isso em um ano em que o índice não subiu nacionalmente. “Percebe-se que o problema é mais forte nos grandes centros urbanos, acompanhando as maiores concentrações da população”, analisou o coordenador de Trabalho e Rendimento do instituto, Cimar Azeredo.

LEIA TAMBÉM: Reforma da Previdência é detalhista nas maldades e não cobra devedores, diz Enio Verri

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, as taxas variaram de 6,5% (Florianópolis) a 18,2% (Macapá). A média nacional foi de 12,3% no ano passado.

O técnico comenta que mesmos nos locais onde houve certa redução do desemprego entre 2017 e 2018, a situação não melhorou no longo prazo. “Observamos que nenhuma capital ou região metropolitana teve redução na desocupação entre 2014 e 2018. Ao contrário, há aumentos bastante expressivos no período.”

Ou seja, a retirada dos direitos trabalhistas promovida pelo golpe de 2016, e que Bolsonaro pretende aprofundar, não resolve o problema do desemprego.

As informações são da Rede Brasil Atual.