Deputado do PT propõe plebiscito para reestatizar a mineradora Vale

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) criou um projeto de decreto legislativo convocando um plebiscito pela reestatização da mineradora Vale.

LEIA TAMBÉM: Vale soube de perigo em Brumadinho dois dias antes da tragédia

Correia começou a coleta de assinaturas para o projeto nesta terça-feira, informou o Brasil 247.

São necessárias 171 assinaturas de deputados na Câmara para o projeto de decreto legislativo iniciar sua tramitação. Precisará de maioria simples na Câmara e no Senado para, a partir daí, chegar à população via plebiscito.

Na justificativa para o projeto, o deputado federal mineiro lembra as tragédias ambientais em Mariana e Brumadinho, as duas ocorridas apenas nos últimos três anos e meio, com centenas de vítimas fatais e danos irreparáveis ao meio ambiente.

“Para resgatar sua função estratégica ao desenvolvimento de nossa indústria, retomar a construção planejada da malha ferroviária, garantir todos os cuidados com a segurança da população e do meio ambiente, garantir que o lucro obtido seja destinado ao desenvolvimento soberano e sustentável do Brasil, propomos este plebiscito que dará ao povo brasileiro a oportunidade de decidir”, afirma Correia no projeto.

Economia

A Vale foi criada no governo Getúlio Vargas em 1942, em Itabira (MG), para a exploração das minas de ferro na região. Foi privatizada em maio de 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), por US$ 3,3 bilhões.

O valor representa menos do que o lucro líquido registrado pela empresa em apenas um ano. Em 2017 (último balanço divulgado até o momento), o lucro líquido da Vale foi de R$ 17,6 bilhões.

As informações são do Brasil 247.