Coletes amarelos protestam pela 15ª semana consecutiva contra Macron


O movimento dos “Colete Amarelos” retornaram novamente às ruas da França neste sábado (23), foi a 15ª jornada consecutiva de protestos populares contra a política antissocial e de ajuste fiscal do presidente Emmanuel Macron.

“Não estamos cansados, o movimento não vai acabar, e acho que pode durar mais””, assegura Jeremy Desbois, um operário de 22 anos. A manifestação deste sábado partiu da avenida dos Campos Elíseos e reuniu milhares de pessoas. Em todas as regiões da França ocorreram manifestações, segundo dados do ministério do Interior.

Em sua primeira manifestação, em 17 de novembro do ano passado, 282.000 franceses participaram do início do movimento de protesto, organizado de forma independente de sindicatos e partidos, impulsionados contra o aumento dos preços dos combustíveis. Porém, as seguidas manifestações adotaram um conjunto de reivindicações que questionam as medidas de desmonte dos direitos sociais, o rebaixamento das aposentadorias, o arrocho dos salários e o fim do programa de governo neoliberal de Macron.

Os “coletes amarelos” prometem continuar as manifestações até a renúncia do atual governo francês.

*Com informações de agências