Brumadinho: Oito funcionários da Vale são presos por rompimento de barragem

Oito funcionários da mineradora Vale foram presos temporariamente na manhã desta sexta-feira (15) em uma operação deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), com o apoio das polícias civis e militares dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:

Vale é ‘joia brasileira’ e não pode ser condenada por um ‘acidente’, diz presidente da empresa

Os alvos dos mandados de prisão são suspeitos de responsabilidade criminal pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG), que aconteceu no dia 25 de janeiro deixando 166 mortos e 155 desaparecidos.

Entre os presos estão quatro gerentes e quatro técnicos diretamente envolvidos na segurança e estabilidade do empreendimento. Todos ficarão detidos por 30 dias e serão ouvidos pelo MPMG em Belo Horizonte. Além dos crimes de homicídio qualificado, eles poderão responder por crimes ambientais e falsidade ideológica.

Estão sendo cumpridos ainda 14 mandados de busca e apreensão nos três estados, incluindo a sede da empresa Vale no Rio. Foram levados pelos agentes computadores e documentos em diferentes endereços.

Economia

Também são alvos dos mandados de busca e apreensão quatro funcionários da empresa alemã Tüv Süd, que prestou serviços de estabilização da barragem rompida para a Vale, entre eles, um diretor.

Com informações da Agência Brasil