Aposentadoria integral só com 40 anos de contribuição

Os brasileiros que ganham acima de um salário mínimo precisarão contribuir por 40 anos para conseguir se aposentar com 100% do salário de contribuição (cujo teto hoje é de R$ 5,839 mil), segundo a proposta de “reforma” da Previdência apresentada pelos vampiros Bolsonaro e Paulo Guedes.

Pela minuta, os segurados que ganham mais de um salário mínimo vão ter direito a 60% do benefício ao completar 20 anos de contribuição – que passaria a ser o tempo mínimo de contribuição, hoje em 15 anos. A cada ano adicional, são conquistados mais 2 pontos porcentuais. Por exemplo, quem conseguir ficar 35 anos recolhendo para a Previdência vai receber 90% do salário de contribuição.

A regra vale tanto para o INSS quanto para o regime dos servidores públicos, embora o tempo mínimo de contribuição a ser exigido seja diferente. Enquanto no INSS será de 20 anos, para o funcionalismo seria de 25 anos. Para professores, que, pela proposta, seriam contemplados com idade mínima menor (60 anos), a exigência seria de 30 anos de contribuição.

Caso aprovado, o criminoso projeto deixará a Previdência um direito distante para a maioria dos trabalhadores brasileiros, que atravessam períodos alternados de desemprego e informalidade. O que impacta na regularidade da contribuição previdenciária.

*Com informações do Estado de São Paulo