Veto à ida de Lula a enterro do irmão repercute no Conselho Nacional do Ministério Público

O veto à ida de Lula às cerimônias fúnebres de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, repercutiram no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que fiscaliza a atividade dos procuradores do país. Informa nesta quinta-feira (31) a jornalista Monica Bergamo, da Folha. 

LEIA TAMBÉM:

Após enterro de Vavá e manobras do Judiciário, Lula não vai a São Bernardo

Segundo Monica Bergamo, o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, que ocupa a vaga do Senado Federal no colegiado, enviou mensagem aos colegas afirmando que “pela primeira vez em minha vida, senti vergonha da atuação do Ministério Público brasileiro”. No texto, ele afirmou que não é “petista, não compactuo com tudo o que foi feito, mas essa indignidade eu não consigo aceitar”. Nem o regime militar, disse, “negou a Lula o direito de velar a mãe”. 

Bandeira de Mello, ainda segundo a jornalista da Folha, escreveu ainda que o MP se “apequenou” ao aceitar o “esdrúxulo argumento” da Polícia Federal de carência de recursos para transportar Lula. “Como se de fato esse fosse um problema para a PF, que por tantas vezes demonstrou imponente estrutura.”