Trabalhadores protestam contra venda da Embraer para a Boeing em São José dos Campos

Trabalhadores da Embraer realizaram na quarta-feira (23) um ato de protesto contra a venda da empresa para a Boeing, transação chancelada pelo governo Bolsonaro. A manifestação foi promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP).

Os líderes do sindicato denunciaram os efeitos nocivos da venda da empresa brasileira à economia local. Durante o trajeto do protesto, as lideranças sindicais explicavam os diversos problemas que a venda da Embraer para a Boeing poderia gerar a todo Vale do Paraíba.

“Se a Boeing comprar a Embraer, ficando com 80% do controle desta nova empresa, corremos o risco de assistir ao fechamento da fábrica aqui em nossa região. A Boeing não tem nenhum compromisso social com nossa cidade”, explicou o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

O encerramento do ato ocorreu em frente à Prefeitura, onde os manifestantes cobraram um posicionamento do prefeito Felício Ramuth (PSDB) em defesa dos empregos na cidade. Também foi realizada uma votação simbólica que se decidiu por barrar a venda da Embraer. 


“Este foi um ato para dialogar com a população. Precisamos incluir a sociedade neste debate”, concluiu Weller.

*Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

Economia