Por Esmael Morais

Rio de Janeiro, eleita a ‘capital mundial da arquitetura’

Publicado em 20/01/2019


O Conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA) aprovou, por unanimidade, a nomeação da cidade do Rio de Janeiro como a Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO 2020, quando a capital fluminense sediará o 27º Congresso mundial da entidade.

O Rio é a primeira cidade a receber o título – a próxima deverá ser Copenhagen, na Dinamarca, sede do 28º Congresso Mundial de Arquitetos.

A designação do Rio como Capital Mundial da Arquitetura UIA/Unesco 2020 é não só um reconhecimento pelo passado arquitetônico, histórico e cultural, mas uma oportunidade de reflexão e proposição de futuro da arquitetura, do paisagismo, do urbanismo e, consequentemente, das cidades.

Após a chancela da UNESCO, a cerimônia de assinatura da designação do Rio Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO 2020 deverá ocorrer em agosto deste ano. A programação dialoga diretamente com o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, maior evento internacional do setor, que tem expectativa de atrair 15 mil arquitetos e urbanistas de todo o mundo para o Rio de Janeiro.

*Com informações CAU-RJ