Por ideologia, chanceler de Bolsonaro ‘conspira’ em reunião com opositores de Maduro


O chanceler do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, recebe nesta quinta-feira (17), em Brasília, três lideranças da oposição golpista venezuelana que defendem a derrubada violenta do presidente Constitucional do país, Nicolás Maduro.

Integram a delegação golpista o ex-prefeito de Caracas Antonio Ledezma, o ex-presidente da Assembleia Nacional (AN) Julio Borges, o número dois do partido Vontade Popular (VP), Carlos Vecchio e o foragido da Justiça venezuelana, o ex-presidente do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), Miguel Ángel Martín.

A reunião é algo sem precedentes na história da diplomacia brasileira. Araújo se reúne com uma facção da oposição política ao governo da Venezuela, um precedente perigoso e nefasto, que rompe com a tradição do Itamaray de não intervenção e ingerência interna nos assuntos de outros países.

Bolsonaro durante a campanha eleitoral dizia que sua política externa não seria baseada em conceitos ideológicos. Uma falácia completa desmentida pela ação conspirativa de Ernesto Araújo e o alinhamento automático a agenda de Trump para o continente latino-americano.

A reunião contará também com assessores do chamado grupo de Lima, uma articulação golpista de governos de direita da América Latina.