Lula recebe apoio de mais um vencedor do Prêmio Nobel da Paz

Nesta quinta-feira (31), encerra o prazo para as indicações ao Prêmio Nobel da Paz 2019. Por iniciativa do argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio por sua luta pelos direitos humanos na década de 70, uma campanha internacional mobiliza apoio para a indicação do ex-presidente Lula.

A campanha já ultrapassou 500 mil assinaturas de apoio ao nome de Lula, com adesão de ex-chefes de estados, personalidades mundiais da cultura, das ciências, das academias e ativistas sociais.

Nesta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o apoio da União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT), central sindical da Tunísia e uma das vencedoras do Nobel da Paz de 2015.

As propostas de indicações enviadas ao comitê gestor norueguês do prêmio serão analisadas por uma comissão especial, composta por cinco acadêmicos, eleitos de três em três anos. Até março, as academias definem uma lista final de cinco nomes (ou grupo de nomes – também chamada de short list), dos quais um será escolhido até o final de setembro. O nome do vencedor é revelado na primeira semana de outubro.