Datafolha: otimismo com Bolsonaro é menor desde a redemocratização

O capitão reformado do Exército Jair Bolsonaro (PSL) assumirá a Presidência da República nesta terça (1º), às 15h, sob o signo do menor otimismo desde a redemocratização do país.

Segundo o instituto, 65% dos brasileiros têm a expectativa de que a gestão Bolsonaro será boa ou ótima. Ele será regular para 17%. Os que consideram que o novo presidente será ruim ou péssimo somam 12% e não souberam responder apenas 6%.

LEIA TAMBÉM
Datafolha fuzila Bolsonaro: 61% contrários à liberação da posse de armas de fogo

A título de comparação com outros presidentes eleitos desde o fim da ditadura militar e a redemocratização, Bolsonaro já é um fiasco, de acordo com o Datafolha.

Fernando Collor de Mello assumiu em 1990 com 71% de otimismo. Lula e Dilma, ambos do PT, foram os que mais empolgaram os brasileiros com 76% e 73%, respectivamente, registra o instituto.

O Datafolha também sinalizou esta semana que os brasileiros são contra a liberação da posse de arma de fogo (61%) e contrários a submissão do Brasil aos interesses dos Estados Unidos.

Economia

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de dezembro em 130 municípios de todos os estados. Foram entrevistados 2.077 eleitores e a margem de erro é de 2%.