Comunidade indígena atacada a tiros em Porto Alegre

Os índios Guarani Mbya da comunidade Ponta do Arado, em Porto Alegre (RS), foram atacados a tiros na sexta-feira (11). Uma empresa que já fez ameaças aos Guranis quer construir um condomínio no local.

LEIA TAMBÉM: Abandonados pelo governo, índios sofrem invasão em suas terras em Rondônia

Segundo o relato da comunidade, o ataque ocorreu por volta das três horas da manhã, quando dois homens com os rostos cobertos atiraram dezenas de vezes sobre os barracos dos indígenas.

Além dos disparos, que não atingiram ninguém, os agressores também ameaçaram os Guarani, afirmando que, se não deixarem a área até domingo, serão todos mortos.

“Chegaram dois homens armados, encapuzados, dando tiros em cima do nosso barraco. As crianças ficaram todas assustadas, chorando.”

“Eles falaram que vão esperar até domingo. Se a gente não sair até domingo, eles disseram que vão matar todo mundo, que não vai sobrar nenhuma pessoa. Foram muitos tiros”, relatou o cacique Timóteo Karai Mirim.

Economia

A Ponta do Arado, na zona sul de Porto Alegre, às margens do rio Guaíba, é uma região de preservação ambiental e, também, um importante sítio arqueológico do povo Guarani.

As informações são do Conselho Indigenista Missionário.