Bolsonaro recua da ideia de instalar base militar norte-americana no Brasil

Diante da repercussão negativa no comando das Forças Armadas, o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, negou nesta terça-feira (8) que Jair Bolsonaro (PSL) pretenda instalar uma base militar dos EUA no Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro fez promoção pessoal ilegal em canais estatais

“É um assunto muito complexo que ele ainda não conversou comigo. Tem que ver direitinho. Não vejo qual seria o motivo de uma base como essa”, disse o ministro da Defesa.

No entanto, o general admitiu que o governo pode alugar a base de Alcântara porque é “vantagem para todo mundo”.

“É uma vantagem para todo mundo que tem lançamento de satélite. São três sítios onde estamos sujeitos a parceiros. Não apenas americanos mas outros também. É a melhor localização do mundo. O custo dela é 30% menor do que o de qualquer outra base no mundo. Está na linha do Equador e tem as condições climáticas adequadas. Estava em fase final de negociação com os Estados Unidos”, afirmou Azevedo e Silva.

Na última quinta-feira (3) Bolsonaro disse durante uma entrevista ao SBT que havia a possibilidade do país norte-americano instalar uma base militar em solo brasileiro. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, confirmou a informação na sequência.

Com informações da Folha e Valor

Comentários encerrados.