Bolsonaro põe ruralistas para demarcar terra indígena; é a bactéria conversando com a penicilina

O ex-deputado Waldyr Pugliesi, do MDB do Paraná, usava como figura de linguagem em seus discursos a ‘bactéria conversando com a penicilina’ quando precisava explicar o absurdo dos atos dos governantes para seus eleitores.

Pois bem, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) também colocou a bactéria para conversar com a penicilina no caso da demarcação de terras indígenas. (Há prefira dizer que ele colocou a raposa para cuidar do galinheiro).

LEIA TAMBÉM
Gleisi e Haddad ‘metralham’ Bolsonaro por redução no salário mínimo

São os ruralistas quem regularização, por exemplo, as terras quilombolas por meio do Ministério da Agricultura, graças ao decreto presidencial, assinado nesta terça (1º), retirando a responsabilidade pela demarcação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O capitão reformado do Exército, além de reduzir o salário mínimo para R$ 998, ainda radicalizou em favor dos fazendeiros ao assinar medida provisória estabelecendo que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) passará a fazer a identificação, a delimitação e a demarcação de terras indígenas.

Para a candidata derrotada da REDE à Presidência da República, Marina Silva, o decreto de Bolsonaro segue uma lógica absurda que tem o intuito de acabar com mecanismos de controle do desmatamento na Amazônia.

Economia

“Seguindo a lógica do absurdo, o presidente incluiu no seu primeiro pacote de retrocessos a transferência do Serviço Florestal Brasileiro também para o Ministério da Agricultura. O significado é claro: deslocar para perder efetividade na prática, ou seja, acabar com a instituição”, protestou a ex-presidenciável.

Moral da história, segundo os críticos: Bolsonaro não gosta de ambientalista nem de índio.