Arábia Saudita suspende compra de frango brasileiro

O serviço sanitário da Arábia Saudita suspendeu a exportação de frango de cinco frigoríficos brasileiros. A informação foi confirmada pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) nesta terça-feira (22).

O país manteve a autorização para importação de 25 frigoríficos de carne de frango brasileiro. Segundo a associação, atualmente são 58 frigoríficos habilitadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro a exportar. Desses, somente 30 estabelecimentos embarcam produtos efetivamente. Portanto, o impacto será sobre 5 plantas frigoríficos.

A aprovação dos 25 estabelecimentos foi resultado da missão que a Arábia Saudita enviou ao Brasil em outubro de 2018, quando foram visitados frigoríficos, fazendas e fábricas de ração.

Já os motivos informados para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos. A ABPA diz que já está em contato com o governo para que os questionamentos sejam resolvidos e as demais autorizações retomadas.

“Além disso, as plantas que hoje não estão habilitadas contarão com o apoio do ministério para obter a autorização para exportar a este mercado”, diz a nota da ABPA.

O grupo habilitado respondeu por 63% do volume das exportações brasileiras de frango para a Arábia Saudita em 2018, equivalente a 437 mil toneladas.

Economia