Toffoli pode soltar hoje João de Deus

Dias Toffoli, o ingrato, manteve Lula preso, mas poderá soltar ainda hoje o médium João de Deus.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) poderá decidir nesta sexta (21) habeas corpus pedindo a liberdade do curandeiro acusado de abusos sexuais.

Ministros da suprema corte já frequentaram a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), em busca de cura de doenças.

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro terá posse esvaziada pela oposição

João de Deus está preso preventivamente há cinco dias no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO).

O habeas corpus foi sorteado para relatoria do ministro Gilmar Mendes, mas devido ao recesso do Judiciário, que começou há dois dias, o processo foi encaminhado para o gabinete do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, responsável pelo plantão.

Economia

Ontem (20), Toffoli pediu informações ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) antes de decidir sobre o pedido de liberdade feito pela defesa. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça de Goiás com base em 15 denúncias já formalizadas em Goiânia.

Há dois dias, o ministro Nefi Cordeiro, do STJ, negou seguimento a um habeas corpus impetrado pelo advogado Alberto Toron, que representa o médium. Ele argumentou supressão de instâncias, uma vez que um pedido de liberdade ainda está pendente de julgamento na primeira instância.

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) negou liminar para soltar o médium, mas ainda não julgou o mérito do habeas corpus impetrado na primeira instância.

Indiciamento

Nessa quinta-feira (20), a Polícia Civil indiciou João de Deus pelo crime de violação sexual mediante fraude. O inquérito se refere à denúncia específica de uma mulher de 39 anos. De acordo com a vítima, o crime ocorreu em outubro deste ano, durante atendimento espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), a 118 quilômetros de Brasília.

Apesar de o inquérito concluir pelo indiciamento, o documento ainda não havia sido protocolado no Ministério Público de Goiás até o fim da tarde.

Com informações da Agência Brasil.