Nova ‘jornada de fúria’ contra Macron em Paris neste sábado

Os ” coletes amarelos” voltarão a ocupar as ruas da capital francesa neste sábado (8) contra o governo de Emmanuel Macron. Apesar do governo francês ter recuado e decretado uma “moratória” nos impostos sobre os combustíveis e a eletricidade, as manifestações continuam em toda França. Associações estudantis de universitários e secundaristas estão convocando também os protestos.

As mobilizações dos “coletes amarelos” enfraqueceram politicamente o presidente Macron e tem gerado uma crise política sem precedentes na chamada V República. Partidos de esquerda defendem que o governo francês negocie com os manifestantes e reveja as medidas de austeridade e de redução dos gastos sociais.
O governo ordenou a mobilização de 90 mil policiais e determinou a blindagem  da região dos Campos Elísios, onde fica o palácio presidencial. Também as grandes lojas de departamentos, joalherias e cafés foram orientadas para fecharem as portas no fim de semana.

Emmanuel Macron reuniu-se com os representantes dos “coletes amarelos” esta semana, mas o encontro não foi suficiente para acabar com os protestos. O movimento exige a renúncia do presidente francês.

Há quase um mês que este movimento sem precedentes no país promove ações em toda França  com bloqueios de estradas e de postos de distribuição de combustíveis. Os “coletes amarelos” iniciaram a sua luta contra um novo aumento da taxa carbono sobre os combustíveis,  mas agora avançaram com reivindicações de caráter político.