Justiça do Paraná obriga volta de página de fake news pró-Bolsonaro; filho do ‘Coiso’ comemora

Existe uma anedota segunda qual existe a Justiça do Paraná e a Justiça do resto do Brasil. Dito isto, o judiciário paranaense liberou uma página no Facebook, excluída na eleição, por disseminar notícias falsas sobre Fernando Haddad (PT) e o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) durante a campanha.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho do ‘Coiso’, comemorou a decisão pelo Twitter:

“Discurso de ódio, fake news e etc. apenas servem como pano de fundo para ‘fundamentar’ derrubadas de páginas —frequentemente de direita. O melhor controle da mídia é uma população bem informada”, disse o filho do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro na cadeia, segundo Jota Camelo

A Justiça do Paraná determinou que o Facebook reabite a página “Agora Força Brasil” que em setembro reproduziu notícia adulterada do site G1 afirmando que Wyllys confirmava convite de Haddad para assumir o ministério da Educação, caso o petista fosse eleito. 

O objetivo era gerar “efeito catarse” com a fake news haja vista que na campanha discutia-se o “kit gay nas escolas” (outra notícia falsa das páginas ligadas à direita) e “escola sem partido” (também falso debate na educação).

Economia

A decisão que obriga o Facebook recolocar a página no ar é da a juíza substituta Maria Silvia Cartaxo Fernandes Luiz, da 3ª Vara Cível de Curitiba. Ela concordou com o dono da página que argumentou ter removido ‘por vontade própria e sem qualquer notificação por parte do Facebook’ e ‘tentou retirar a postagem da matéria’. 

A página do “Agora Força Brasil” afirma que tinha um milhão de seguidores, mas, em virtude da exclusão, estaria perdendo seguidores.