Fachin mentiu ao dizer que o STF é maior que a lava jato

O ministro Edson Fachin mentiu sobre o tamanho da lava jato com o intuito de aumentar o punitivismo nas cortes de justiça.

A lava jato, ministro, é muito maior que o STF. Poder-se-ia chamá-lo “supreminho” com letras minúsculas.

LEIA TAMBÉM
Livro de Requião contra Moro se esgotou em 1 semana

Já foi dito antes aqui que o juiz Sérgio Moro fez — e ainda fará — gato e sapato do STF. É aquele caso em que o rabo abana o cachorro.

Na verdade, Fachin foi engravidado pelo fetiche do combate à corrupção ao defender mudanças na lei para evitar a prescrição da pena. Ou seja, ele quer endurecer as leis penais. Trata-se de item previsto nas 10 medidas do Deltan Dallagnol.

LEIA TAMBÉM
Artigo em jornal português denuncia prisão política de Lula; leia a íntegra

Economia

“Cheguei a redigir um anteprojeto mudando o regime jurídico da prescrição criminal. Apesar de ser um dever constitucional, a ampla defesa e o devido processo legal, a forma como está no Código Penal e no Código de Processo Penal o regime jurídico da prescrição é uma porta aberta à impunidade”, afirmou ao Estadão.

De origem civilista, Fachin não é o ministro mais indicado para falar sobre a área criminal. Entretanto, ele fala sem que necessariamente saibamos que isso signifique: “O Tribunal é, seguramente, muito maior do que a Operação Lava Jato”.

Crendiospai.