“Coletes amarelos” voltam a ocupar as ruas de Paris contra Macron neste sábado


Os chamados “Coletes amarelos” voltaram a ocupar as ruas da capital francesa neste sábado (1) contra o governo de Emmanuel Macron. Os Campos Elísios foram fechados ao trânsito e o governo francês mobilizou um forte contingente policial, cinco mil agentes estão nas ruas de Paris para tentar conter os protestos populares, que se estenderam também para todo país com massivos bloqueios de estradas.

Apesar da repressão e de centenas de prisões, as manifestações continuam reunindo multidões de populares há quase um mês. Emmanuel Macron reuniu-se com os representantes dos “coletes amarelos” nesta semana, mas o encontro não foi suficiente para acabar com os protestos.

O movimento, que começou pela redução do preço dos combustíveis, ampliou as suas reivindicações por uma maior justiça fiscal, com a progressividade dos impostos, a re-estatização das autoestradas e aeroportos, a proibição de privatizar as barragens e o fim do pagamento dos juros da dívida, considerados ilegítimos.

O combate à precariedade e a valorização dos salários, uma transição ecológica sustentável e outra política migratória são outras das bandeiras das manifestações dos “coletes amarelos”.