Bolsonaro e Mourão são diplomados pelo TSE, mas chapa ainda é alvo de pedido de cassação

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o vice Hamilton Mourão (PRTB) foram diplomados nesta segunda (10), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas isso não eliminou os pedidos de cassação da chapa. O PT acusa os eleitos de fraude eleitoral e abuso de poder econômico durante a campanha.

LEIA TAMBÉM
PT planeja bonecos de ‘Bolxuleco’ na posse de Bolsonaro

A diplomação é o ato formal de confirmação de que os candidatos cumpriram todos os requisitos para exercer o mandato e poderão tomar posse. Os opositores têm, agora, 15 dias para contestar esta formalidade.

Os diplomas são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. No documento constam nome do candidato, o partido ou a coligação pela qual concorreu e o cargo para o qual foi eleito.

Bolsonaro e Mourão foram levados à sessão pelos ministros do TSE Luís Roberto Barroso e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Foram saudados com aplausos pelos presentes. Em seguida, a Banda dos Fuzileiros Navais executou o Hino Nacional. Bolsonaro acompanhou o Hino com a mão no peito.

O TSE enviou cerca de 700 convites para a solenidade. Entre os presentes, o ministro Luiz Fux, representando o Supremo Tribunal Federal, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , o presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), a procuradora-geral eleitoral, Rachel Dodge, e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia.

Economia

Com informações da Agência Brasil