Por Esmael Morais

Abril, dona da Veja, agora é do banco BTG Pactual

Publicado em 20/12/2018

A editora Abril, dona de títulos como a revista Veja, foi adquirida pelo empresário Fábio Carvalho com a retaguarda do banco BTG Pactual para a dívida de R$ 1,6 bilhão.

A família Civita deu o calote em credores, fornecedores e funcionários que agora negociam com os novos proprietários do grupo.

LEIA TAMBÉM
Desde quando os militares decidem se civil permanece preso ou não?

O grupo Abril está em recuperação judicial e o BTG assume as negociações da bilionária dívida propondo descontos de até 92% no ‘sistema pegar ou largar’.

Portanto, o setor de comunicação da velha mídia vai sucumbindo à financeirização com uma velocidade incrível. Não é à toa que as “pautas jornalísticas” se confundem com os interesses econômicos desses bancos, vide o exemplo da reforma da previdência (fim da aposentadoria).

Além de Veja que terá o BTG como dono, os sites O Antagonista tem na retaguarda a Empiricus e o Infomoney tem a XP/Itaú por trás.

Segundo o Valor, esses sites têm em comum o “empréstimo” de banco de dados de seus leitores para a atividade bancária.

O Blog do Esmael se orgulha de ter somente leitores na retaguarda. Por isso se posiciona como uma página de esquerda, independente, plural e suprapartidária. Graças a esta postura democrática, somos o terceiro site de política mais acessado do País.

Ao leitor, Sua Excelência, muito obrigado mais uma vez.