Prefeitos pressionam Temer pela permanência dos cubanos no Mais Médicos


O Encontro dos Municípios Brasileiros – “Avanços da Pauta Municipalista”, que começa nesta tarde de segunda-feira(19) na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, discutirá alternativas para a permanência dos médicos cubanos no Programa Mais Médicos. Prefeitos e secretários municipais estarão na capital federal para reuniões e contatos com autoridades governamentais. Os prefeitos terão um encontro com Michel Temer.

A Confederação Nacional dos Municípios(CNM), na semana passada, divulgou nota em que demonstrou preocupação com a saída dos profissionais cubanos do programa. Segundo a nota de sexta-feira (16), foi feito um apelo ao Ministério da Saúde e à Presidência da República para novas medidas sejam apresentadas até sexta-feira (23).

A entidade protocolou ofício na Embaixada de Cuba solicitando a permanência dos profissionais cubanos até o fim do ano, bem como a abertura de negociação com a confederação e o governo brasileiro para que busquem alternativas para garantir o atendimento à população brasileira.

De acordo com a nota do CNM, entre os 1.575 municípios que têm somente médico cubano do programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. O receio é que a ausência dos profissionais de Cuba leve à desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas.

*Com informações da Agência Brasil