PPS, Rede e PV negociam fusão


O Partido Popular Socialista (PPS), a Rede Sustentabilidade e o Partido Verde(PV) negociam fusão entre as legendas. PV e PPS cumpriram a cláusula de barreira e a Rede não conseguiu atingir os votos necessários para superá-la. As fundações dos três partidos já realizaram reuniões conjunta sobre a fusão e o cronograma para a sua efetivação ainda este ano.

As legendas formaram grupos conjuntos de trabalho e começaram a mapear a situação nos Estados para traçar um plano definitivo. Um bloco ou uma fusão entre PPS, PV e Rede resultaria de imediato em uma bancada de 8 senadores (cinco eleitos pela Rede, dois pelo PPS, mais o senador Reguffe, atualmente sem partido) e 13 deputados federais (oito eleitos pelo PPS, quatro pelo PV e uma pela Rede).

O acordo orgânico em curso entre os três partidos indica um quadro de reorganização partidária, depois da adoção da cláusula de barreira. Outros partidos, que não atingiram o percentual mínimo exigido pela legislação eleitoral em vigor, operam fusão ou incorporação em legendas maiores – por exemplo – os casos do PCdoB e PPL.

Comentários encerrados.