Médico cubano vira secretário da Saúde no RS para driblar ‘Menos Médicos’ de Bolsonaro

Tem males que vêm para o bem, no caso do médico cubano Richel Colazzo. Com o fim do Mais Médicos, anunciado esta semana pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), ele foi convidado para ser o secretário de Saúde do município de Chapada (RS).

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro estuda cortar em até 50% salários de servidores públicos

O inusitado convite do Carlos Alzenir Catto (PDT) foi a maneira encontrada para driblar o programa ‘Menos Médicos‘ do presidente eleito que, por questões ideológicas, pode deixar mais de 60 milhões de brasileiros sem acesso à saúde.

Na quarta (14), após embate com Bolsonaro, o Ministério da Saúde de Cuba chamou de volta à ilha caribenha todos os 8 mil profissionais cubanos que trabalham aqui no Brasil.

LEIA TAMBÉM
Cidade que deu 74% dos votos a Bolsonaro perde 75% dos médicos

O prefeito chapadense explicou o motivo da promoção do médico cubano: “Ele está muito bem inserido na comunidade. O pessoal tem gostado do atendimento.”

Economia

Ainda de acordo com Colazzo, em 2018 ninguém se candidatou para um concurso público que oferecia vagas com salário de cerca de R$ 11 mil. Ou seja, os médicos cubanos atendiam justamente aonde os médicos brasileiros têm paúra só em ouvir falar.