Marcha da Consciência Negra por direitos e contra o racismo nesta terça em SP

Movimentos sociais de luta contra o racismo e pela defesa dos direitos sociais da população negra promovem nesta terça-feira(20) a 15ª edição da Marcha da Consciência Negra em São Paulo. Para as entidades do movimento negro, “a manifestação ganha um caráter especial este ano com a recente vitória de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da república, figura detentora de um discurso ofensivo à comunidade negra, e defensora da retirada de direitos, que devem atingir de maneira mais sensível os afrodescendentes”. A concentração da marcha está marcada para as 13h no vão livre do Masp na Avenida Paulista.

“Esse ato precisa ter esse caráter de associar toda a luta histórica que tivemos, para pensar numa emancipação de fato da população negra, junto da conjuntura que a gente vive hoje”, diz Pedro Pera, integrante da coordenação municipal e do setorial de negros do Levante Popular da Juventude.

Cleiton Ferreira, integrante do Quilombaque, acredita que a marcha também tem a missão de organizar a comunidade negra em defesa do direito à vida, principalmente no momento atual. “Os caras estão com a arma na mão e a mira na gente. Se nós não nos organizarmos, a gente não vai vencer essa, não vamos segurar não. Os caras vão atropelar”, declarou.

*Com informações do site Almapreta.com