França: Protestos dos ‘coletes amarelos’ prometem bloquear Paris

Depois das manifestações de sábado(17) na França, que resultaram em uma morte e mais de 200 pessoas feridas, os chamados “coletes amarelos” regressaram com novos bloqueios de estradas em todo o país, exigindo a redução dos preços dos combustíveis. Até o final da manhã desta segunda-feira(19) mais de cem trechos de estradas estavam bloqueados pelos manifestantes. O movimento, como aqui, pegou de surpresa o governo e as lideranças sindicais.

“Queremos bloquear as refinarias e os depósitos industriais para haver um impacto econômico”, afirmou Benjamin Cauchy, organizador do movimento em Toulouse, citado pelo Le Monde. O movimento foi convocado pelas redes sociais, principalmente pelo WathsApp, o que lembra o movimento de paralisação dos caminhoneiros no Brasil, que aconteceu no mês de maio.

Os bloqueios têm a provocados grandes engarrafamentos de caminhões nas estradas ocupadas pelos manifestantes. Em algumas autoestradas os manifestantes liberaram os pedágios. O movimento, como aqui, pegou de surpresa o governo e as lideranças sindicais. O líder da ‘França Insubmissa’, agrupamento de esquerda, Jean-Luc Mélenchon, saudou o surgimento do movimento.

Para o próximo sábado(24), os “coletes amarelos” estão convocando pelas redes sociais uma mega manifestação para “bloquear Paris”.

*com informações de Agências