Estreia hoje o filme “Excelentíssimos” sobre o golpe de 2016 contra Dilma

Estreia nesta quinta-feira (22), em seis capitais, o filme “Excelentíssimos” de Douglas Duarte, sobre o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff (PT).

O filme é um registro a quente dos fatos, personagens e articulações por trás da maior crise política do país desde a redemocratização.

Gravado dentro do Congresso ao longo dos meses em que corria o impeachment, o filme retrata quem, como e porque se derruba uma presidente.

Além do filme que estreia hoje, o documentário “O Processo”, é outro registro do desenrolar do golpe de 2016 que culminou no impedimento de Dilma Rousseff. “O Processo”  foi pré selecionado para concorrer ao Oscar.

LEIA TAMBÉM: E o Oscar vai para… presidenta Dilma Rousseff

Segundo o diretor, o projeto do filme era fazer um retrato do Congresso, porém o rumo mudou no começo das filmagens.

Economia

“Em setembro de 2015, meu plano não era retratar a democracia brasileira virando fumaça. No correr de alguns meses, me deparei com um Congresso dominado pela influência de Eduardo Cunha, o qual decidiu que era hora de encerrar o mandato de Dilma Rousseff.”

“No lugar da ideia inicial – meio ingênuo e pitoresco, admito hoje – surgiu diante de nossas lentes e microfones um Congresso onde quem dava as cartas eram figuras desconhecidas do grande público e onde muito era decidido a portas fechadas, fora de nosso alcance. Ninguém falava de outra coisa que não o impeachment. Meu filme havia sido sequestrado junto com nossa democracia.”, explica Duarte.

“Excelentíssimos” evidencia a polarização política entre os partidos PT, PSDB e PMDB. O processo, que se inicia no fim das eleições de 2014 e dura até o afastamento da presidenta no dia 31 de agosto de 2016, marcou a história do Brasil.

O filme mostra também imagens das manifestações populares contra o golpe, além de símbolos caricatos do decorrer dos trâmites políticos, como o “Pato da FIESP”, e personagens polêmicos, como Jair Bolsonaro, Eduardo Cunha e Marco Feliciano, além de deputados menos conhecidos, como Carlos Marun, Silvio Costa, Bruno Araújo, Carlos Sampaio, que tocaram o processo de impeachment.

“Se antes registraríamos o cotidiano de gente poderosa, peculiar e pouco conhecida, agora cabia registrar esses personagens em ação durante a maior crise política desde o fim da Ditadura. Decidi então deixar os dois lados falarem. O filme não é neutro, mas, espero, tampouco é caricatural”, completa o diretor.

Confira o trailer oficial de “Excelentíssimos”:

As informações são do Justificando.