Em depoimento, Lula rebate ponto a ponto as acusações falsas do MPF sobre sítio de Atibaia


O ex-presidente Lula rebateu com veemência ponto a ponto a todas acusações apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em depoimento prestado nesta tarde de quarta(14) na sede da Justiça Federal em Curitiba. Segundo o advogado de defesa do ex-presidente, Cristiano Zanin, não há qualquer evidência “entre as reformas realizadas no sítio situado em Atibaia e a Petrobras”. A defesa também esclareceu que “o sítio pertence de fato e de direito a família Bittar”. Confira a íntegra da nota do advogado Cristiano Zanin.

O ex-presidente Lula rebateu ponto a ponto as infundadas acusações do Ministério Público em seu depoimento, reforçando que durante o seu governo foram tomadas inúmeras providências voltadas ao combate à corrupção e ao controle da gestão pública e que nenhum ato de corrupção ocorrido na Petrobras foi detectado e levado ao seu conhecimento.

Embora o Ministério Público Federal tenha distribuído a ação penal à Lava Jato de Curitiba sob a afirmação de que 9 contratos específicos da Petrobras e subsidiárias teriam gerado vantagens indevidas, nenhuma pergunta foi dirigida a Lula pelos Procuradores da República presentes à audiência.

A situação confirma que a referência a tais contratos da Petrobras na denúncia foi um reprovável pretexto criado pela Lava Jato para submeter Lula a processos arbitrários perante a Justiça Federal de Curitiba. O Supremo Tribunal Federal já definiu que somente os casos em que haja clara e comprovada vinculação com desvios na Petrobras podem ser direcionados à 13ª. Vara Federal de Curitiba (Inq. 4.130/QO).

Lula também apresentou em seu depoimento a perplexidade de estar sendo acusado pelo recebimento de reformas em um sítio situado em Atibaia que, em verdade, não têm qualquer vínculo com a Petrobras e que pertence de fato e de direito à família Bittar, conforme farta documentação constante no processo.

O depoimento prestado pelo ex-Presidente Lula também reforçou sua indignação por estar preso sem ter cometido qualquer crime e por estar sofrendo uma perseguição judicial por motivação política materializada em diversas acusações ofensivas e despropositadas para alguém que governou atendendo exclusivamente aos interesses do País.

Economia

Cristiano Zanin Martins