A opinião de Lula sobre ida de Moro para a política

O jornalista Ricardo Cappelli repercute a reação de Lula à nomeação de Sérgio Moro, no Ministério da Justiça, pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

LULA TEM RAZÃO

Ricardo Cappelli

Numa nota publicada no jornal O Globo, a repórter Bela Megale descreve como Lula recebeu a nomeação de Moro, durante seu encontro com Mercadante e advogados na última quinta feira.

Segundo a nota, que faz todo sentido, o ex-presidente considerou que a nomeação de Moro foi boa para Bolsonaro e para o PT. O presidente eleito coloca no seu time um nome consagrado entre seus eleitores. O PT ganha um grande reforço na denúncia da perseguição política.

Lula tem razão. A polarização favorece tanto Bolsonaro quanto o PT. Mantém os campos demarcados e o partido como a maior força da oposição, Considerando o resultado eleitoral, mantém também o brutal isolamento da esquerda.

Economia

Bolsonaro faz do combate permanente ao PT um vértice de seu governo. Parece escolher manter vivo o “inimigo nacional”. De burro não tem nada.

Na arte da guerra, ter o poder de escolher a batalha e o adversário é uma vantagem estratégica que, quase sempre, garante a vitória. A estratégia do Capitão é clara. Manter a polarização viva, se possível até 2022.