Na eleição de 2002, quando disputava o governo do Paraná, o senador Roberto Requião (MDB-PR) cunhou uma frase que sintetiza a participação dos institutos de pesquisa nas eleições país afora: ‘Se quero comprar peixe vou na peixaria; se quero comprar pesquisa vou ao Ibope.’
Pois bem, a célebre frase de Requião ganha relevância a cinco dias da eleição presidencial — e dos governos estaduais — porque o Ibope entrou no esforço concentrado para derrotar a candidatura do PT representada por Fernando Haddad e de governos progressistas.
O movimento antipetista é sincronizado com fake news da lava jato, que consiste no vazamento de delação pelo juiz Sérgio Moro, e censura prévia do Supremo Tribunal Federal (STF) à entrevista do ex-presidente Lula.
Segundo o site do TSE, a última pesquisa do Ibope foi comprada em sociedade entre Globo e Estadão pelo valor de R$ 347.653,33.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.