‘Lei Bolsonaro’ vai punir políticos que espalharem ‘fake news’ no Chile

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) já está influenciando outros países da América do Sul, mas é pelo mau exemplo. O senador chileno Alejandro Navarro propôs uma lei para impugnar candidatos que divulgam fake news e batizou ela de “Lei Bolsonaro”.

Se a Lei for aprovada, os candidatos que distribuírem notícias falsas em redes sociais e aplicativos de mensagens terão sua candidatura impugnada.

Confira a seguir o twitt do senador:

Segundo Navarro, “a reforma combaterá a nova maneira de fazer política que a extrema-direita adotou na América Latina”, usando as informações dos usuários das redes sociais, em um modelo similar ao Cambridge Analytica, para “espalhar mentira que destrói uma reputação”.

O senador afirmou ainda que as notícias falsas são difíceis de combater “porque os eleitores ficam com a primeira impressão”. Navarro lembrou ainda que “a mentira eleitoral tem efeitos devastadores sobre o debate político”.

Economia

O político chileno disse que deu esse nome ao projeto “por conta da forma de fazer política do candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro”.

Navarro lembrou o esquema LavaZap, no qual diversos empresários financiaram disparos de mensagens em massa, por até R$ 12 milhões, para disseminar fake news sobre Fernando Haddad:

“Tais como: que ele iria distribuir um kit gay para crianças de 6 anos nas escolas; que Haddad defendeu o incesto em um de seus livros ou que apresentaria um projeto para legalizar a pedofilia”.