Ibope: Bolsonaro defende os ricos, Haddad está do lado dos pobres

A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo divulgada ontem (14) revelou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) é visto pelos eleitores como representante dos mais ricos, dos bancos, dos empresários e do agronegócio. Enquanto Fernando Haddad (PT) é visto como defensor dos mais pobres, dos trabalhadores e das mulheres.

O instituto perguntou “quem representa melhor os interesses” de diversos setores. Em relação aos ricos, 65% responderam Bolsonaro, e 22% de Haddad. Entre os eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos, o presidenciável do PSL é visto por 70% como representante da elite.

Até aí os números são bastante óbvios. Mas tem muita gente da esquerda tentando entender por que isso ainda não se reflete em votos.

Como diria um leitor do Blog do Esmael: “Não é difícil mostrar para a classe média, por exemplo, que candidato “X” só vai defender as elites. Difícil é mostrar para a classe média que ela não pertence às elites”.

Nesta pesquisa, Haddad lidera como representante dos interesses da população de menor poder aquisitivo, com 48% a 37% de Bolsonaro. Na faixa de renda de até um salário mínimo, o porcentual atribuído a Haddad chega a 62%.

Com informações do Estadão.

Economia