Facebook remove contas pró Bolsonaro

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) teve 68 Páginas e 43 contas removidas pelo Facebook por espalhar fake news (notícias falsas).

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro tem 2 pedidos de cassação no TSE

O aplicativo da rede social justificou a medida nas vésperas da eleição em virtude de as páginas terem perfis falsos e por enviarem spam (mensagens não solicitadas).

De acordo com o Facebook, essas páginas removidas nesta segunda-feira (22) utilizavam matérias favoráveis a Bolsonaro para obter cliques em anúncios.

As páginas eram redirecionadas às “fazendas de anúncios” (“ad farms”, em inglês). Ou seja, os apoiadores do ex-militar também fazem dinheiro com a fraude eleitoral.

O Estadão contabilizou que em 30 dias os endereços nessa rede de páginas alcançaram 12,6 milhões de interações no Facebook  –ou seja, o total de reações a postagens, comentários e compartilhamentos. Mais de 16 milhões de usuários seguem essas páginas. Nos mesmos 30 dias, segundo a reportagem, o jogador Neymar teve 1,1 milhão de interações, a cantora Anitta conseguiu 574,8 mil e Madonna, 442,5 mil.

Economia

Portanto, Bolsonaro perdeu hoje um pouco de relevância no Facebook.