Dia do Professor é marcado pela incerteza na profissão

O dia 15 de outubro é a data em que os professores e professoras são homenageados no Brasil. É unânime que o magistério é dos ofícios mais importantes e não recebe a valorização merecida. Mas quem está disposto a tomar medidas concretas para melhorar as condições de trabalho e de vida dos professores?

A origem da data está num decreto do então imperador D. Pedro I, em 1827, criando o Ensino Elementar no Brasil.

Neste 2018, os educadores veem a passagem do seu dia sob um clima de incertezas. No estado do Paraná, foi releito um governador [Ratinho Junior, do PSD] com pouco identificação com a educação. Portanto, há que se aguardar dias piores para esse novo mandato.

Já em nível nacional, estão em disputa no segundo turno para presidente dois projetos antagônicos no que tange à educação e as condições de trabalho dos professores e professoras.

De um lado está a candidatura do presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) propondo a adoção do ensino à distância e a implantação do modelo de “escola sem partido”. Ou seja, a mordaça contra os professores.

O candidato da extrema direita também prometeu abolir a metodologia de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira.

Economia

Do outro lado está a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já governou o País por duas vezes e fez uma verdadeira revolução ma educação.

Lula propõe o fortalecimento da formação dos professores através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).  O ex-presidente também prevê a criação do programa Ensino Médio Federal, que aumentará a atuação do governo federal no ensino médio.

Enfim, vale a pena parar e refletir sobre os destinos do País. Como todos sabem, muito depende da educação.

Parabéns aos professores e professoras pelo seu dia! 

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM