Bolsonaro espalha novamente fake news no JN sobre “kit gay”

Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República eleito, em entrevista concedida ao Jornal Nacional na noite de ontem (29) voltou a espalhar fake news contra o adversário derrotado no segundo turno das eleições presidenciais, Fernando Haddad (PT).

Ao apresentador do JN, William Bonner, Bolsonaro disse defender os valores da família e voltou a mentir sobre a existência de “kit gay” feito por Fernando Haddad quando era ministro da Educação.

“Na verdade, eu fui contra um kit feito pelo então ministro da Educação Haddad, em 2009 pra 2010, onde chegaria nas escolas um conjunto de livros, cartazes e filmes onde passariam crianças se acariciando e meninos se beijando”, disse Bolsonaro no JN.

Bolsonaro já havia mentido o sobre “kit gay” em outra entrevista concedida ao JN no mês de agosto.

A verdade é que nunca foram distribuídos nas escolas tais materiais pedagógicos voltados para crianças (fato já desmentido diversas vezes), mas sim um guia de orientação aos professores sobre como lidar com o preconceito.

Durante a campanha eleitoral, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, suspendeu na internet conteúdos com a expressão “kit gay” usados por Bolsonaro para atacar o candidato do PT. Na ocasião, o ministro entendeu que eram informações inverídicas (fake news).

Economia