As 10 medidas para derrotar Bolsonaro

O ativista político Milton Alves, em artigo especial, aponta as 10 medidas essenciais para a esquerda derrotar Bolsonaro no 2º turno e barrar a escalada da extrema-direita no Brasil.

LEIA TAMBÉM
A virada de Haddad no Datafolha

Breves observações sobre a campanha da esquerda no 2°turno para barrar a escalada da direita

por Milton Alves*

Algumas breves observações sobre a campanha da esquerda e de Haddad (PT) no segundo turno para enfrentar e derrotar a escalada da campanha da direita, que largou com vantagem e avança com fôlego sobre o eleitorado popular. É uma eleição polarizada pela vontade soberana do eleitor, qualquer tentativa de negar essa realidade será fatal para o nosso candidato. O “centro político” virou fumaça, seus partidos e lideranças. Portanto, a campanha da Esquerda deve se dirigir diretamente aos eleitores, conta pouco a velha modelagem de alianças e de acordos eleitorais por cima, da forma tradicional.

BREVES OBSERVAÇÕES SOBRE O SEGUNDO TURNO:

Economia

1. O eixo da campanha deverá ser a questão econômica e o modelo econômico (crise econômica, desemprego, defesa do salário mínimo, serviços públicos, fim das privatizações e do desmonte do Estado Social, fim da PEC 95, combate imediato à miséria…);

2. O tema da segurança deve ser enfrentado, evitando a demagogia do candidato da direita. Linhas claras de combate aos crimes comuns nas ruas, ao crime organizado, narco e fronteiras…

3. Evitar as armadilhas das pautas morais, religiosas e comportamentais. E enfrentar o debate da corrupção;

4. Centrar o volume das ações de campanha nas periferias, bairros populares e entre os trabalhadores;

5. No. plano político: no chamado “triângulo das bermudas” SP, RJ e MG, a esquerda deve apoiar França contra Dória. No Rio, aguardar a posição de Paes. Em Minas, votar nulo.

6. Alianças – núcleo de esquerda é o centro das alianças (PDT, PSOL, PCdoB e setores do PSB). Nenhum tipo de concertação com o PSDB, PMDB e o Centrão …e personagens como FHC, Marina, Alckmin, Meirelles e etc…

7. Adotar uma postura e uma narrativa anti-establishment no curso da campanha. Além disso, realçar uma conduta de autenticidade e firmeza no cotidiano da campanha;

8. Campanha mais informativa nas redes sociais e denúncia das fakes news;

9. Atenção especial para segmentos dos trabalhadores desempregados, mulheres chefes de famílias e jovens de 16 a 35 anos; e

10. Manter a defesa da convocação da Assembleia Nacional Constituinte e por Lula Livre.

*Milton Alves é ativista social, militante do PT em Curitiba, e autor do blog Milton Com Política.